quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

OLDS MOOC 2013 - Balanço Intercalar

O OLDS MOOC 2013, Learning Design for a 21st Century Curriculum, vai para o fim da sua quinta semana. Até ao momento foram percorridas as fases Initiate, Inquire, Ideate, Connect e Prototype.

Com o objetivo de fazer um balanço sobre estas 5 semanas, fica primariamente uma representação de "O que é um MOOC". Apesar de ainda não haver uma estabilização do percurso a efetuar e das formas e ferramentas de trabalho, também parece ainda não haver consenso quanto à provável riqueza de aprendizagens que se possam extrair de uma experiências destas. Talvez estejamos perante uma experiência única, em que cada participante irá trilhar o seu próprio caminho. O vídeo que aqui deixo, da autoria de Dave Cormier e Alexander McAuley, é uma possível descrição do conceito de um MOOC, discutível, mas que representa parte do que eu entendo como tal.


Em forma sumária, o conceito de MOOC (Massive Open Online Course) é aqui descrito como, mais do que um curso, é um evento em que as pessoas se juntam para aprender e partilhar informação sobre determinada temática. Há trabalho colaborativo - apesar de este não ter de ser obrigatório, pois cada participante pode optar por fazer este caminho sozinho -, e um envolvimento no processo de aprendizagem. O trabalho e todos os seus materiais são partilhados, distribuídos online, pelos e entre os participantes do curso. A autonomia e o trabalho nos diferentes espaços virtuais são uma das características dos MOOC. O acrónimo MOOC é linearmente Massivo, Aberto, Online, Curso. A ideologia de que é um curso aberto, em que ocorre unicamente num contexto online, e que é massivo a nível de participantes.

Voltando à experiência pessoal do OLDS MOOC, este visa o aprofundamento, partilha, construção, reconstrução, testagem, entre outros processos, de um Modelo de Aprendizagem. Até ao momento (quinta semana de um total de nove), os espaços virtuais de trabalho são vários. Estando inserida em alguns, há informação e material a ser discutido e fornecido no Google+, no Google Groups, nas diversas Clouds, blogues, Twitter, Facebook, Youtube, páginas pessoais online, fórum da uc de Ambientes Emergentes (para os alunos de doutoramento da UAb), entre outros. Assumindo uma posição de curso distribuído, cabe a cada participante trabalhar na ou nas ferramentas que assim considere. Com atividades diárias escalonadas e bem definidas, é patente a rigidez organizativa do cronograma do curso.

A intensidade e rigidez das atividades deste curso já fez correr alguns escritos, por parte dos participantes do OLDS MOOC, geograficamente localizados em vários Continentes. A pressão que sentem em tentar cumprir o calendário, não só para o cumprimento das atividades, acompanhamento dos colegas de curso e do material pedagógico que também vai sendo fornecido, mas alguns também para ganharem o badge da semana, tem sido demonstrado por alguns participantes.

Apesar de intenso, realço os espaços criados para trabalho colaborativo, para trabalho a solo e posterior partilha, o envolvimento que acaba por existir entre pessoas à priori desconhecidas, mas que se juntam em prole de um, ou vários, gostos comuns. Os tutores do curso são exímios no feedback e apoio dado aos participantes. Os materiais que fornecem em cada atividade potenciam também a partilha que os próprios participantes acabam por fornecer aos seus colegas de curso.

De uma forma geral, os MOOC trouxeram a possibilidade da partilha do conhecimento a larga escala. Pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos, ou simplesmente adquirir alguns, têm aqui a possibilidade de uma experiência única, onde o curso em si apresenta um custo zero. A internet trouxe consigo a possibilidade de, em qualquer lugar do mundo, o que eu coloco online, chegar a n pessoas. É a riqueza da partilha e do conhecimento a um dos seus mais altos níveis. Pontos negativos há sempre. Mas seguindo a filosofia do MOOC, as escolhas e opções partem sempre de cada um, numa imitação muito fidedigna da vida real.

Fica a vontade de, em breve, através do Coursera - devido a ter alguns MOOCs que estão ligados à minha área e às minhas curiosidades profissionais e pessoais - ingressar num curso com o objetivo de verdadeira imersão. O meu tempo anda a ser estudado nesse sentido, pois sinto, com esta experiência do OLDS MOOC, que se torna imperativo ter tempo estipulado, de forma diária, para se ser um real participante de um MOOC. Um dos objetivos será a possibilidade de absorver o máximo de informação possível, para posteriormente a distribuir.

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