quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Conferência myMPEL2012

Bom dia a todos,

Vou tentar resumir um pouco a minha visão sobre a Conferência myMPEL2012, eu que "compareci" virtualmente.
O compareci encontra-se entre aspas, pois da parte da tarde não consegui aceder à sala que estava inscrita e que queria mesmo ver e ouvir.

Antes de mais, quero saudar os criativos deste evento, o terem pensado na sua existência, e nos formatos (presencial e online) que deixam à disposição de quem quer participar, mais do que uma possibilidade. Foi a primeira vez que tive acesso ao myMPEL e considerei-o bastante útil não só pela visualização que se pode ter dos professores do curso (suponho que facilita associar uma cara, uma existência física, por assim dizer, aos professores que vão acompanhando os seus alunos), mas porque as temáticas eram diversas, abrangendo assim, gostos e interesses diferentes dentro dos ambientes online. O estar com colegas de outras edições dá, provavelmente, aos novos alunos uma sensação de suporte e motivação para arrancar com o projeto.

Da parte da manhã tinha interesse na comunicação da Profª doutora Teresa Cardoso, e foi pena a limitação de tempo... de facto sobre os jogos eletrónicos há muito que se pode explorar. Dentro desta temática, tenho muito interesse no impacto do funcionamento mnésico associado aos jogos eletrónicos.

Da parte da tarde inscrevi-me no micro workshop sobre "Escrita Criativa Online: uma ferramenta para a Comunicação Online", mas não consegui aceder a esta sala. Ainda tentei seguir a sugestão que o Gaspar Amaral colocou na crowdvine, mas não consegui sair da sala em que estava a decorrer o Marketing Digital. Destaco aqui a importância de quem estava a assistir virtualmente à conferência, o suporte, ideias e acompanhamento que a comunidade ia depositando nesta network social.

Quanto à utilização que eu fiz das redes disponíveis, o crowdvine esteve sempre aberto, para ver a opinião, comentários, dificuldades também dos colegas; o slideshare é muito bom para partilha do material dos oradores, facilitando o acesso a toda a gente (pelo menos, a toda a gente com ligação à internet).
O facebook... bom, devo provavelmente ser a única do grupo de doutoramento sem conta nesta rede social... se não for a única, certamente serei das raras :-) Sempre preferi o Linkedin ao Face, mas como é preciso para esta u.c. uma conta no Facebook, bom... em breve terão notícias minhas.

Espero por vossa participação aqui neste meu espaço!

Até breve,
CG